Quando se fala em Ambivalências essa é uma pergunta pertinente. Tanto no sentido de se perguntar quem conta essa história, como sobre quem ela fala. Três personagens reais e dois psicológicos. Cinco atores e um diretor, levemente desequilibrados diga-se de passagem. Cristal, Horácio, Ana Lu, Luiz Cláudio, Paulo, Karina, Luciano, Silas, Marília, Bela, Ângela, Miguel Jorge.
O processo criativo é um casamento, brigas, amores, picuinhas, sexo, conflitos e por ai vai. É aproximação e distanciamento do texto, é um sacrilégio e uma homenagem ao autor, somos nos, o teatro, o texto, a sociedade, quem nos julga. Nesse processo perdemos e encontramos o sentido do texto, sentido esse muitas vezes coletivo e compartilhado, outras individual e egoísta.
Mas afinal de quem é essa historia? Sobre quem ela fala?
Um casal bonito Cristal e Horácio, um casamento destruído e que se reconstrói em uma noite de devaneios. Uma irmã/cunhada que se torna vítima consciente, ou não ser bem assim. Cristal com sua eterna pureza, apresenta uma casamento falido antes mesmo de começas, medos de si, do outro. Horácio, nosso humano monstruoso, a personificação de um super ego que perde ou se rende ao idi, uma consciência vencida pelo instinto. Karina, a jovem deslumbrada em busca do sucesso, disposta a tudo para alcançar seus objetivos, culpada? Vítima? Ângela o diabo, a provocação, a tentação, a verdade de uma mulher reprimida e escondida em sua suja pureza. Paulo juiz, consciência, incendiário, provocador, acusador.
Quem conta essa história? O fato é que se pode ver a mesma história por vários ângulos, cada personagem que contar sua visão, sua versão, um defesa ou uma acusação. Essa peça não fala de um grupo, de uma família, de um casamento. Ela fala do ser humano, em todos os seus conflitos pessoais, suas dualidade, suas múltiplas personalidades, suas ambivalências. Essa peça fala de você e de mim, fala de nos como homens e mulheres, como seres humanos, por vezes monstruosos, criminosos, por vezes amorosos, ternos, maternos, sagrados.
Quem é você? O que você esconde? Quem são seus duplos?
Luciano Di Freitas
Ator Cia Novo Ato